quarta-feira, 20 de março de 2013

PS, PSD e CDS-PP, mais uma vez ignoram a saúde dos Alentejanos!



O Movimento saúda e agradece ao Grupo parlamentar do PCP, pelo facto de ter apresentado um projeto de resolução sobre o mesmo assunto, para ser discutido em conjunto com a petição, permitindo assim, que os problemas na área da saúde, nomeadamente no Alentejo, fossem debatidos e confrontados com maior intensidade. Assim permitiu também saber as posições dos deputados eleitos pelo povo, sobre as preocupações manifestadas pelas populações, numa das áreas que deveria funcionar com qualidade e de resposta imediata a todos os que necessitam.


O principal objetivo desta petição era defender o direito à saúde, um direito constitucional. Sabemos que na realidade o regime de taxas moderadoras imposto pelo governo é um modelo de copagamento, sendo que não modera o consumo de cuidados de saúde, mas sim o que está a fazer é a impedir que os portugueses acedam a esses mesmos cuidados de saúde, bem como, o corte nas credenciais de transporte a doentes não urgentes, que provocou ainda mais o afastamento dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), faltando a consultas e exames. Houve inclusive, casos em que doentes oncológicos tiveram de abandonar os seus tratamentos por falta de credenciais.
Nos breves minutos que os Sr. (s) Deputados (as) tiveram para supostamente defender esta petição, assistimos a um debate de pura demagogia. Perante a infeliz realidade que existe no SNS, em que a mesma é reconhecida pelos portugueses, uma deputada do CDS-PP, afirmou que “ a saúde tem sido um setor claramente beneficiado e objeto de uma diferenciação positiva”, é caso para dizer que a Sra. Deputada não frequenta o SNS, senão não diria tal barbaridade.
Da parte da bancada do PSD, vieram apenas acusações, mencionando que há difusão de informação incorreta e falsa, provocando alarme público gerando angustias nas populações. Tendo nós conhecimento de casos concretos de situações verdadeiramente desumanas que se têm verificado nos últimos tempos. Como se não bastasse, sacudiu a água do capote dizendo que importa relembrar que os atuais regimes das taxas moderadoras e dos transportes de doentes não podem ser avaliados sem ter presente os compromissos que o anterior Governo assumiu, em nome do Estado Português, no Memorando de Entendimento. Nesta sequência a bancada do PS, limitou-se a defender-se das acusações feitas pelo PSD, dizendo que não podem justificar tudo com o Memorando de Entendimento, pois o atual Governo foi muito para além do que estava previsto.
Podemos dizer que foi esquecido neste debate o mais importante, “O Direito à saúde, para todos os portugueses”, pois as bancadas do PS. CDS-PP e PSD apenas se preocuparam a empurrar culpas uns aos outros, para encontrar os culpados de tal situação. A culpa não pode morrer solteira e estes três partidos têm responsabilidades no estado atual da saúde em Portugal.
 Importa referir, que apenas as bancadas do PCP, BE e os Verdes defenderam as preocupações manifestadas pela população do Alentejo, votando a favor o projeto de resolução em discussão conjunta com a petição do MUSP.
O MUSP vai lutar sempre contra as injustiças, contribuindo na construção de um futuro com dignidade para todos os Portugueses.

Évora, 20 de Março de 2013


Pelo MUSP,

Sílvia Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário